domingo, 24 de março de 2013

Anatomia de um pandeiro 4

Finalmente, estou postando as fotos do meu pandeiro de nylon, do Zezinho!

Um pandeiro artesanal, muito leve, levando-se em consideração que é um pandeiro de nyon, equilibrado e de timbre excelente;

Segue a ficha técnica:

- fuste (corpo) 10", em pinho na cor natural, com alguns frisos escuros (que são uma marca dos pandeiros do Zezinho), e verniz leve;
- pele de nylon leitosa;
- aro redondo padrão, em aço cromado;
- 7 tensores padrão, em latão;
- 6 platinelas em latão, feitas artesanalmente;
- suportes padrão dos tensores, em latão; 

No meu caso, pedi que as platinelas fossem bem justas, mas isso é um gosto pessoal. O bacana é que quase tudo no pandeiro é customizável, basta só conversar com o pessoal do Zezinho. Os caras realmente acreditam que o instrumento, além de ser um produto comercial, deve, antes de tudo, atender ao músico, que é o principal consumidor deles. SHOW DE BOLA!

Logo abaixo, as fotos... 







Grande abraço,
Fábio.

19 comentários:

Unknown disse...

Belíssimo pandeiro. Uma obra de arte.

Unknown disse...

Estou começando com o pandeiro, instrumento cheio de vida, e procurando mais informações topei com o seu blog. Gostei, mas eh uma pena q vc naum atualize-o. Aprendi as batidas mas tenho dificuldade em acompanhar as músicas. De qualquer forma estou treinando deixar o som mais limpo. Se tiver qualquer dica pra me dar agradeço. Muita sua de paz pra vc e obrigado pelo blog.

Anônimo disse...

Zezinho(Meu querido Avó e Grande Mestre), Vantuil(Pai), Neusa(Mãe), Carlos e Vantuilson (Irmãos), são os responsáveis por esta belíssima obra de arte que é o Pandeiro do Zezinho.
Vanessafernanperes@yahoo.com.br

Fábio Ribeiro disse...

Olá Abílio,

Espero que ainda continue firme no propósito de aprender a tocar esse fantástico instrumento! Desculpe a demora no retorno, mas o tempo anda escasso, e tenho cuidado pouco do blog.

O que posso te recomendar é que, se possível, busque um professor presencial, e NÃO pule etapas! As vezes, os exercícios mais chatos, são os mais importantes. Pratique, pratique, e pratique... e também ouça muito samba, choro, outros pandeiristas e etc.

O bom é que mesmo sem saber, você já busca um fator muito importante que é ter um som limpo, uma técnica limpa... a velocidade vem com o tempo.

Boa sorte, e um grande abraço!
Fábio

Fábio Ribeiro disse...

Oi Vanessa,

Muito obrigado pela visita ao blog, e pelo comentário. Para mim foi um prazer e uma honra saber da história do mestre Zezinho, e conhecer de perto o trabalho da sua família!

Grande abraço,
Fábio

Anônimo disse...

OLA , VI ESSE BLOG E GOSTEI MUITO DESSE TIPO DE MATERIAL E ACABAMENTO DO PANDEIROS DO MESTRE ZEZINHO, GOSTARIA MUITO DE ADQUIRIR UM PANDEIRO DESSE MESTRE LUTHIER , COMO FAÇO PARA COMPRAR UM PANDEIRO DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS QUE EU DESEJO E SE ISSO É POSSÍVEL COMO FAÇO ESSA COMPRA , VCS POSSUEM SITE DE VENDAS ? SE HAVER ALGUM SITE POR FAVOR ME DEM O ENDEREÇO PARA O MEU E-MAIL anderson.mano2009@hotmail
Um forte abraço a todos e aguardo respostas ....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Fábio, belo pandeiro. Você sabee informar o que é rebaixo no pandeiro? Algumas marcas, como Profissional vendem o pandeiro com rebaixo, gostaria de saber qual a diferença sonora e pra que serve. Grande abraço e parabéns pelo blog.

Fábio Ribeiro disse...

Olá Alessandro,

Esse termo "rebaixo" pode ser aplicado em várias situações, no caso do pandeiro, pode ser um desnível na parte de dentro do corpo, uma diferença de espessura, que para mim, em termos práticos, não faz muita diferença...

Dê uma olhada nesse anúncio, dando um zoom para observar bem o interior do corpo do pandeiro:
http://www.multisom.com.br/pandeiro-10-o-profissional-202vc3-transparente-3-tarraxas-2378.html

Abraços,
Fábio.

Unknown disse...

Fábio, obrigado pela resposta. Estou pesquisando qual pandeiro compro e estou com uma baita dúvida. Tenho um de 10" RMV todo preto com dourado e um de 12" da timbra, aí resolvi colocar uma pele hidráulica no de 12" resultado: o corpo dele começou a rachar e entortei 2 tarrachas. Estou procurando um pandeiro que me de um agudo mais forte. Pensei naquele da Profissional de 14 mm de espessura, apesar do peso, mas tbém estou inclinado para pegar o da contemporânea com 3 tarrachas. Você os conhece? Abraços e obrigado

Unknown disse...

Olá Fabio,
Pesquisando na internet sobre pandeiros e achei seu blog, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo belo trabalho que fazes aqui. Mas gostaria de saber se tu podes me passar o contato, para que eu possa encomendar um pandeiro desses do Zezinho RJ.

Grande Abraço

Unknown disse...

Boa noite,
Qual a diferença das platinelas mais justas??

Filipe Novais disse...

Olá Fábio Ribeiro, tens como me passar o contato do zezinho luthier (RJ). Grato!

Unknown disse...

Olá. Gostaria de saber como comprar um pandeiro do Zezinho morando em outro estado.
Grata,

Anônimo disse...

Olá Mah!

No post "LUTHIERIA ou luteria (fabricação de pandeiros artesanais)" tem os contatos do pessoal do Zezinho.

Abraços,
Fábio Ribeiro.

Pedro Vinícius disse...

Olá, Fábio. Tenho um pandeiro de couro izzo e estou querendo fazer algumas experiências com ele. Estou pensando em trocar a pele de couro dele por uma mais grossa, pra aumentar os graves. Você acha isso recomendável?

Unknown disse...

Olá Fabio,

Gostaria dos contatos do Zezinho, onde encontro??

No Post não localizo.

Grata, Luciana.

Anônimo disse...

Olá Luciana,

Os contatos estão no post "LUTHIERIA ou luteria (fabricação de pandeiros artesanais), na área "Postagens mais lidas".

Grande abraço,
Fábio Ribeiro

Unknown disse...

alguém.passa contato do Zezinho preciso encomendar um.pandeiro com ele deixo meu Watsap 92991395789

About