segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marcos Suzano Djavaneando!!!

Nessa última sexta-feira, fui assistir ao novo show do Djavan, "Ária". Bem, para início de conversa, os desavisados que foram esperando aquele mesmo formato de show, com uma grande banda e conteúdo exclusivamente autoral... tiveram uma GRANDE surpresa. Mesmo pra mim que já tinha lido um pouco sobre esse novo trabalho, foi uma surpresa. Ótima, diga-se de passsagem... o cara não envelhece, continua exatamente do mesmo jeitão, mantendo a sua marca registrada musical, porém, com um "frescor" e uma vitalidade impressionantes. Djavan conseguiu nesse show, acompanhado somente de um trio, revisitar sucessos próprios, e ao mesmo tempo, presentear o público com releituras de grandes compositores. E são releituras MESMO. Viscerais, minimalistas, sensíveis, enfim... Djavan. Cenário simples, bonito, delicado, iluminação na medida. Tudo muito bem cuidado e no tom necessário. Nada mais, nada menos. Me veio a cabeça uma expressão que resume a história, "small is beautiful". Fico imaginando esse show daqui a alguns meses, com a maturidade da estrada.

Agora... por que eu estou falando de Djavan no meu blog "o pandeiro nosso de cada dia"??? Pra dizer a verdade, vou confessar que, como fã de carteirinha, e "fissurado" em simplesmente curtir um som que eu não assistia ao vivo a alguns anos, só fui prestar atenção no trio lá depois dos primeiros quinze minutos de show. Reconheci o Torquato Mariano (guitarras e violões), não conhecia o baixista, vi que tinha um percussionista, e ponto. Então... o "percussionista". Quando prestei mais atenção no som da "baixela", e reconheci aquela careca reluzente... falei para minha mulher: "Cris... é o Suzano!!!".

É isso. Tive a felicidade de ver num mesmo palco, o Srº Djavan Caetano, uma das grandes influências do início da minha história com a música, láááá no final dos anos setenta, acompanhado dessa figuraça chamada Marcos Suzano, o cara que despertou minha atenção para esse instrumento fantástico chamado PANDEIRO. Instrumento que em 2004, resgatou o músico que estava, digamos, em estado de "hibernação". Obrigado Djavan e obrigado Suzano!

Se o show voltar ao Rio, NÃO PERCAM. E quem puder, dá uma chegada em Brasília no próximo fim de semana.





Forte abraço,
Fábio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Fábio, que bom que você gostou. Obrigado pelo carinho e suporte e vamos tocando nosso pandeiro de cada dia...
Abs, Suzano

About