sexta-feira, 22 de outubro de 2010

6 ANOS ...

Eu não lembro o mês, muito menos a data, mas foi mais ou menos nessa época do ano, em 2004, que eu decidi aprender um novo instrumento. Já vinha a um bom tempo meio "de mal" com a música. Sei lá o porque... o músico estava guardado lá no fundo da gaveta. Mas... músico, vai ser sempre músico. Mesmo que em algum momento da vida resolva ser qualquer outra coisa profissionalmente... se realmente nasceu com a música, ela vai estar ali sempre. E nem me pergunte como eu cheguei na escolha do pandeiro como novo desafio... "eu só sei que foi assim". Entrei numa loja de instrumentos musicais, conversei um pouco com o vendedor, escolhi o pandeiro, e em menos de uma hora já estava em casa com aquele ilustre desconhecido nas mãos... QUASE DESISTI!!! Eu já tinha comprado o dvd-aula do Paulinho Silva (www.pandeiro.pro.br), e na primeira passada pelos exercícios e ritmos... pensei... NÃO VAI ROLAR! Não era só o peso do bicho, mas todos aqueles movimentos pareciam IMPOSSÍVEIS! Bom... aí... prevaleceu a teimosia! Voltei na loja, e o vendedor me informou que aquele pandeiro era muito usado em "rodas de capoeira", e que era mesmo "um pouco" mais pesado. Me indicou um outro pandeiro da Contemporânea (modelo MPB), também de couro, bem mais leve e BEM MAIS CARO que o primeiro. Não muito satisfeito com o preço, mas feliz com a troca, voltei para a casa. E o resto da história... é uma paixão que já dura seis anos. Postei as fotos de alguns caras fantásticos que eu tive o prazer de conhecer nesses anos, e a honra de aprender com eles umas "coisinhas". Enfim, com certeza, no som do meu pandeiro tem um pouco de cada um deles. Salve Paulinho Silva, Edson Quesada, André Silvestre, Pedro Lima, Celsinho Silva, Jorginho do Pandeiro e Marcos Suzano! Obrigado por tudo!


Um forte abraço,
Fábio.

4 comentários:

Nogueira disse...

Fábio, comecei a "brincar" com pandeiro há mais ou menos um ano, digo brincar, pois nunca consegui deslanchar no aprendizado, também comprei o DVD do Paulinho, mas foram poucas as vezes que consegui assistir, minha filha tem prioridade na TV, que não sai do Discovery Kids..rsrs.
Agora, quero realmente me dedicar e dominar este instrumento, principalmente devido a higiene mental que a música proporciona. Espero que como você, também consiga chegar lá...
PS. Aproveitando, alguém conhece algum professor ou escola para a prática do pandeiro em São Paulo?

Forte abraço a todos...

Fábio Ribeiro disse...

Olá Nogueira,

Meu irmão... todo mundo chega lá! Cada um no seu tempo, e usando o tempo que tem disponível. Metade do caminho é descobrir uma paixão pelo instrumento, e o resto, é ouvir muita música e praticar sempre que possível. Com relação a aulas, eu só teria indicações aqui no Rio de Janeiro, mas vou pesquisar, e se tiver alguma informação eu repasso pra você.

Boa sorte, muito som, e um grande abraço,
Fábio.

Unknown disse...

Por favor alguém poderia indicar marca,modelo,tipo de couro(grosso ou fino,etc),metal das platinelas do pandeiro usado por PAULINHO SILVA em seus dvds.
ESTOU ABSOLUTAMENTE APAIXONADO DO SOM E AFINAÇÃO DESSE PANDEIRO.
POR FAVOR.MUITO OBRIGADO.

Fábio Ribeiro disse...

Boa tarde Aparecida!

Desculpe o retorno quase um mês depois, mas lá vai!

Se não me engano... o pandeiro que o Paulinho utiliza nos DVDs é de um luthier paraibano, chamado Lanka, já falecido, infelizmente. Você pode encontrar algum sendo vendido pela internet, ou você também pode adquirir no próprio site do Paulinho, um pandeiro de um artesão de Minas, que é muito bom, e bem popular aqui do Rio.

Só uma observação quanto ao som que você ouve no DVD..... não esqueça que naquele som existe a contribuição de um microfone específico, de um sistema de gravação específico, e etc, etc, etc...

Não basta só comprar o mesmo pandeiro para reproduzir o som que ouvimos numa gravação, entende? Até a idade da pele (tempo de uso), e da madeira contam.

Abrs,
Fábio Ribeiro.

About