Bem... acho que já comentei algumas vezes aqui no blog sobre as dezenas de vídeos espalhados pelo youtube com super performances no pandeiro, malabarismos, firulas, efeitos e etc. O cidadão precisa mostrar que executa "fusas" com perfeição, cria efeitos, mil recursos, firulas, e... PRA QUÊ?! Entendam bem... não estou desprezando a técnica, que é fundamental, ou as improvisações, desde que não se percam do tema, e muito menos o solo, que, (cá entre nós...) é uma das grandes curtições do instrumentista. Mas a questão é... e a MÚSICA?! O risco, é que o jovem estudante fique tão "embriagado" com as suas recém adquiridas habilidades, que acabe esquecendo a função primordial do instrumento e do músico, que é... servir a MÚSICA. Falando em técnica, virtuosismo, e experimentações, posso até citar dois excelentes exemplos: Hermeto Paschoal e Yamandu Costa. Um já deixou o seu nome cravado na história da música brasileira, e o outro, é mais recente, mas também está deixando o seu legado. Quem ainda não conhece... nenhum dos dois.... (não conta isso pra ninguém), vai correndo até o Google pra dar uma pesquisada! Eu confesso que quando era garoto, e assisti pela primeira vez o Hermeto, aquilo me pareceu só um velho doido... e ponto! Depois, fui conhecendo mais o trabalho dele, e as coisas foram se encaixando... e eu consegui ver a música, e a genialidade do Hermeto em meio a toda aquela experimentação. E o Yamandu... CARAMBA... acho que assistir um vídeo do Yamandu substitui fácil qualquer coisa que eu possa comentar aqui. Enfim... esse lero-lero todo é por causa do vídeo que eu acabei de assistir no blog ZABUMBLOG, do meu camarada Rafa. O vídeo é de uma das apresentações do projeto Roda de Choro, e o pandeirista é o Léo Rodrigues. Asssistam ao vídeo meus jovens, e percebam que está tudo ali. Fusas, rulos, efeitos, e etc. Só que perfeitamente dentro do contexto. Nada se perde nesse bate-papo do pandeiro com o clarinete. MUITO BOM!
Parabéns ao projeto Roda de Choro!
Segue o link: Zabumblog - "Corisco" - por Léo Rodrigues e projeto Roda de Choro.
Aquele abraço,
Fábio.
terça-feira, 17 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Sururu na Roda !!!
A mais ou menos oito anos atrás, quando eu começava a "tentar" me entender com o pandeiro, caminhando pelo centro da cidade, ouvi o som de um samba muito bom que vinha de dentro de uma loja de cds, lá na rua 7 de Setembro... perguntei ao vendedor de quem era aquele som, e ele me respondeu "- É um grupo chamado Suru na Roda!". Era o cd "Arco da Velha". Comprei na hora! Esse cd do Sururu, entre outros, fez parte da minha trilha sonora didática com o pandeiro. Depois, conheci mais o trabalho deles, me tornei fã, e mais tarde, conheci pessoalmente o próprio Fabiano Salek (que até onde eu sei, continua com sua oficina de "Samba de Roda", na escola Maracatu Brasil, em Laranjeiras). Gente boa o Fabiano, pandeiro justo, samba certeiro, na medida, do jeito que é o Sururu.
Segue um vídeo da música carro-chefe do mais recente trabalho do grupo, onde eles homenageiam o mestre Nélson Cavaquinho, "Se você me ouvisse". Detalhe... reparem no pandeiro que o Fabiano está usando no vídeo. É do meu amigo Giorgio Camatta, de Botucatu, São Paulo. Coisa boa, em boas mãos, não tem como dar errado.
Grande abraço,
Fábio.
Segue um vídeo da música carro-chefe do mais recente trabalho do grupo, onde eles homenageiam o mestre Nélson Cavaquinho, "Se você me ouvisse". Detalhe... reparem no pandeiro que o Fabiano está usando no vídeo. É do meu amigo Giorgio Camatta, de Botucatu, São Paulo. Coisa boa, em boas mãos, não tem como dar errado.
Grande abraço,
Fábio.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
DOMINGO TEM FEIRA DAS YABAS !!!
No próximo domingo, 08/04, acontece a segunda edição da "Feira das Yabas", que está retornando após um breve período de estio (a última feira aconteceu em 2009). O evento é realizado num dos mais queridos redutos do samba carioca, a Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. Eu estive lá mês passado, e só lamentei ter chegado já na parte da tarde. Organização, gente de paz, comida boa, preços justos, cerveja gelada e claro... MUITO SAMBA. Nesse domingo, o mestre de cerimônias Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebe como convidada a nossa doce diva do samba Teresa Cristina. Não perca!!! A feira começa as 12h.
Serviço
Data: 08/04/2012 (domingo)
Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz
Horário: 12h
Entrada: franca
Frequência: todo segundo domingo do mês
Um forte abraço,
Fábio
Serviço
Data: 08/04/2012 (domingo)
Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz
Horário: 12h
Entrada: franca
Frequência: todo segundo domingo do mês
Um forte abraço,
Fábio
terça-feira, 3 de abril de 2012
Festival de Música, Dança e Cultura Afro-Brasileira !!!
Realizado em novembro de 2006, 2007, 2009 e 2011, com o apoio
institucional de diversas entidades de defesa e promoção da cultura
afro-brasileira, as quatro edições do Festival de Música, Dança e
Cultura Afro-brasileiras superaram as mais otimistas expectativas e
conquistaram o público e a crítica cariocas. O evento se transformou
num grande encontro, numa contundente celebração da alma brasileira,
que teve a participação de intelectuais, acadêmicos, jornalistas,
membros das mais destacadas associações entidades de luta e preservação
da cultura afro-brasileira, entre outros. O sucesso dessas quatro
edições anteriores pode ser comprovado pela extensa cobertura
jornalística que receberam. Além de lotação esgotada em todas as
atividades realizadas, o Festival Afro teve diversas inserções no
programa RJTV, da Rede Globo, e em emissoras como a GloboNews, TV
Bandeirantes e TVE, além de matérias nos principais veículos da mídia
impressa do Rio de Janeiro, como os jornais O Globo, O Dia e Extra, além
de emissoras de rádio.
Reforçando os objetivos propostos em suas quatro primeiras edições, o V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras pretende
contribuir para a promoção da música e da cultura de raiz
afro-brasileira, dando continuidade aos debates sobre integração racial
no Brasil de hoje.
Haroldo Costa, Armando Daudt e Milton Gonçalves
O V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras consiste na
realização de três ações integradas, todas com ENTRADA FRANCA:
espetáculos musicais, seminário e oficinas culturais.
Confira os dias e horários no site oficial do evento:
(*) imagem e textos extraídos do site oficial.
Forte abraço,
Fábio Ribeiro.
Assinar:
Postagens (Atom)
About
Labels
- A origem (1)
- Afinação do pandeiro (1)
- Bira Pandeiros (1)
- Começando (1)
- Luthier (1)