quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MICROFONAÇÃO!

Essa postagem na verdade foi provocada por um comentário do colega Bazilio, e eu achei interessante compartilhar.

Então... realmente, a microfonação do pandeiro é uma "viagem" a parte, para quem sempre tocou sem ela. Já ouvi uma vez do Suzano, que lá no começo da história dele com o pandeiro, ele passou um bom tempo fazendo mil modificações no instrumento, trocando platinelas, martelando platinelas... tudo isso só para tentar reproduzir o timbre do pandeiro do querido mestre "Jorginho do Pandeiro", que ele ouvia nas gravações. Tanto trabalho para depois descobrir, e entender, que uma das coisas que contribuiam para aquele som diferente era a tal microfonação.

Enfim, também já tive essa curiosidade, e por que não dizer, "fissura" de querer microfonar o bicho. Pesquisei um pouco pela internet, e a coisa acaba sempre se resumindo no CUSTO X BENEFÍCIO. As perguntas são: "qual é a qualidade de som que você precisa?" e "quanto você quer (ou pode) gastar?". Segue uma pequena lista com algumas opções, em ordem decrescente de valores.

Como já tem um bom tempo que não pesquiso preços, essa ordem de valores pode variar.

1) Shure Beta 98H
Até onde tenho notícias, é o top de linha, utilizado a muitos anos pelo percussionista Marcos Suzano.

2) Audio-Technica ATM350
Já ouvi um bom comentário sobre essa marca.

3) Sennheiser E608
Excelente. Já toquei com ele, e recomendo.

4) Audio-Technica PRO35
Idem item 2.

5) AKG C418
Muito bom. Já vi esse microfone sendo utilizado por alguns pandeiristas, e já toquei com ele. Mas... também já ouvi um comentário de que a cápsula não suporta muito a "pancada" dos graves. O que é estranho, porque era o microfone recomendado pelo pandeirista Paulinho Silva (www.pandeiro.pro.br), que toca de tudo no pandeiro. Então, na minha opinião... se o seu som vai além do samba e choro "comportados", não convém arriscar.

6) Superlux PRA383
Similar ao Áudio-Technica, de custo mais baixo.

7) JTS CX 506
Similar ao AKG C418, excelente custoxbenefício. Já vi algumas boas referências sobre ele na web.

8) LMC
É comercializado no Mercado Livre. Microfone simples, de custo bem acessível. Eu tenho um. Se o seu objetivo é só aquela brincadeira em casa, ou aquela roda com os amigos. Tá valendo!

Todos os microfones listados são de "clip" (garra).

Bom... é isso. Eu, particularmente, se não tivesse outras prioridades, compraria AGORA um Sure, mas... estou esperando uma "disponibilidade de verba" para arriscar um Superlux.

Comentários e acréscimos a lista são muito bem vindos! Principalmente do pessoal que está aí na estrada, nos palcos e nas gigs.

Um grande abraço,
Fábio.

15 comentários:

Bazilio disse...

Olá Fábio, muuuuuito obrigado pelo post. Eu me senti totalmente contemplado e lisonjeado.
Sobre dicas, o meu "antigo" professor (Igor Carvalho, Niterói) tem um AKG C 519 ML e disse que é muito bom.
Como ainda estou numa fase iniciante, devo partir para os mais em conta neste primeiro momento.
Abração e obrigado novamente! ;-)

Jaqueson Compasso disse...

voce sabe me informar se esses microfone sao bons para pandeiro: yoga em 715 e yoga em714.
me dá uma ajuda ai eu sou leigo no assunto.

gabriel. disse...

Fabio, conhece alguem que usa os Arcano SX B-98, que dizem ser a copia do Shure Beta 98? O preco eh muito mais acessivel. Vale a pena testar pra comparar o som dos dois e ver se podemos afirmar ser uma copia mesmo.
Ele é chines, obviamente, e como muitos microfones e outras coisas, os chineses copiam mesmo na cara dura.
Ja comprei um microfone generico da gta GM 570 que é a copia dos shure SM 57. O microfone tem um acabamento bom e um som também de qualidade, sendo que o valor não chega aos 15% do valor do shure.
O que me diz?!

Unknown disse...

Bom dia,

Compramos um Microfone Shure Beta 98 Hc para o pandeiro da banda, porém quando ligamos na mesa ele está estourando as caixas e o mic fica descendo a haste é normal isso? Saberia me dizer se ternho q tirar ganho na mesa desse mic? Tenho que passa-lo por um Direct Box?

Fábio Ribeiro disse...

Salve Bruno!

Desculpe a demora no retorno, mas isso às vezes, acontece. Mas vamos lá... olha... acho que essa eu não vou poder te ajudar muito, porque minha experiência com microfonação é bem pouca. O que posso te dizer é que o Beta 98, é um microfone top de linha, e ainda não ouvi reclamações na utilização dele. Como eu só toquei microfonado em caixas amplificadas, não sei como é o comportamento numa mesa + caixas. O que é bom ter em mente é que, dependendo do tipo de som que você faz, o golpe do grave é BEM FORTE, então, talvez seja o caso de rever a equalização da mesa e a qualidade das caixas.

Grande abraço,
Fábio Ribeiro.

Felipe Fortes disse...

Fábio,

Em relação a microfones com ou sem fio, tem alguma diferença no som? Compença comprar o Shure Beta 98 Hc sem fio? Estou indo para os Estados Unidos em novembro e quero comprar um bom microfone. Abraço

Unknown disse...

Fala Fábio,

Obrigado pela resposta, eu acabei mandando pra assistência e descobri que o problema tava na cabeça do mic, agora ta tudo ok. Talvez vc ou alguém aqui possa tirar uma dúvida. Eu percebo aqui nos videos de samba e pagode que o pandeiro possui uma especie de haste/clamp fixo no qual esse Shure é preso. Saberia me dizer onde encontro isso, ou o que se trata esse clamp, pois só o microfone mesmo a sua articulação não aguenta e fica descendo

Felipe Gomes disse...

Se o JTS CX 506 é similar ao AKG C418 significa que ele não aguenta a pancada dos graves? E entre um JTS e um LMC, qual é a melhor opção?
Obrigado desde já.

Fábio Ribeiro disse...

Olá Felipe,

O JTS CX506 com relação ao design, é de fato, igual ao AKG, mas não sei te dizer quanto a qualidade da cápsula dele, pois não toquei com ele, e nem conheço quem tenha tocado. As referências que tenho são comentários em fóruns da web.

Com relação ao LMC, tenho um, e posso adiantar que é um mic bem simples. Provavelmente o JTS é de qualidade superior.

Seria legal dar uma vasculhada pela web, até mesmo para ver se esse modelo (CX 506) ainda é fabricado.

Um abraço,
Fábio.

Henrique disse...

Fábio, estou querendo comprar um microfone bom para meu pandeiro. Vão buscar para mim nos EUA. Fico pensando varias situações inclusive em relação ao clamp e ao tamanho da haste. O sennheiser e608 com o qual voce ja tocou, prende bem na borda do pandeiro? A haste dele nao é muito grande? Estou em dúvida entre o sennheiser e608 e o shure beta 98 hc, já que me parece que o akg agora está sendo produzido com um clamp maior para bateria, o que encarece no pandeiro

Unknown disse...

Olá pessoal,

Alguém já ouviu falar nesse microfone aqui: TEC7 MOD. LP10? Se vocês digitarem esse nome no mercado livre vão encontrar. Ele a fabricado a mão por um rapaz chamado Ailton Ataides. Não encontrei nenhum comentário na internet ou vídeos no YouTube, somente os que a empresa promovem. Gostaria de saber se alguém já testou e como ele se compara com o mencionados acima.

Obrigado
Marcio

Marcos disse...

estou usando um,e dispensei meu sm 57 shure.

Marcos disse...

estou usando um,e dispensei meu sm 57 shure.

Unknown disse...

Obrigado pelo post!

Você sabe onde é o melhor lugar para comprar? Pela internet ou em alguma loja física? Eu moro em São Paulo.

Abraços!

Unknown disse...

Olá amigo, excelente vídeo, parabéns!
Somos a TEC7 fabricante de microfones artesanais com uma qualidade extrema e muita dedicação na criação de cada produto, criamos e desenvolvemos microfones com fio ou sem fio para qualquer tipo de instrumento.
Siga nossa pagina no instar ou facebook para conhecer um pouco do nosso trabalho e já adquirir seu microfone com preço mais que justo que pode ser dividido em até 12 sem juros através do Mercado Livre.
Desde já te agradeço muito, e mais uma vez o parabenizo pelo excelente trabalho mostrado em seus vídeos.
https://www.facebook.com/handmadesailtonataides/
https://www.instagram.com/microfones_tec7_oficial/

About