quarta-feira, 21 de abril de 2010

A origem do pandeiro


Bem... eu, como muitos outros instrumentistas, profissionais ou não, que tem o seu instrumento como objeto de adoração, vivi aquela fase de querer saber absolutamente TUDO sobre o dito cujo. Desmontei e montei vários pandeiros, conheci vários luthiers* aqui do Rio, quis saber os tipos de madeira, os metais usados nas platinelas, as melhores peles (ahhh... as peles de cabra... sabe que eu nunca mais olhei para uma cabra do mesmo jeito?! Parece que quando vejo uma cabrinha, escuto no lugar de um "bééééé", um "tu... tá tum, tum... tu, tá tum..."). Um amigo do bloco, o grande Maneco, me dizia que o Ibama um dia ia bater na minha porta, de tanto que eu trocava as peles dos pandeiros, para experimentar as sonoridades. Médias, grossas, finas... e por aí vai. E é claro, também quis saber a ORIGEM DO PANDEIRO.

Pois é... a ORIGEM. A muito tempo atrás, quando tive a idéia de criar um blog, pensei em pesquisar mais sobre a origem do pandeiro, e postar aqui algum texto bem bacana, cheio de informações históricas, citações, exemplos, e etc, etc, etc. Mas me deparei basicamente com as mesmas informações, e, achei melhor abandonar esse surto de pesquisador, e deixar esses detalhamentos históricos por conta da senhora Yvelise Ribeiro (uma historiadora muito talentosa... que por acaso é minha irmã).

Mas... de repente..., no meio desse trajeto, me peguei questionando a origem, da origem, da origem... é... isso mesmo. Imagine a ironia... se não fosse esse evento tão bizarro chamado escravatura... talvez hoje eu estivesse escrevendo sobre "o pandeiro na música árabe", ou portuguesa, ou espanhola, ou o mais provável... "não estaria escrevendo chongas sobre pandeiro!" Pensa... nós brasileiros, não teríamos SAMBA! MUITO estranho não?!

Mas, prefiro ficar com a tese de que, por mais absurdos e tristes que sejam certos acontecimentos, o universo sempre dá um jeito de trazer algumas compensações, umas visíveis, outras não. Então... salve minha tataravó! Salve o SAMBA! E salve o PANDEIRO NOSSO DE CADA DIA!

Estou postando junto com esse texto um vídeo do Youtube, que, de uma maneira bem humorada, dá uma "palhinha" da história do nosso pandeiro!



Forte abraço!

 
*Luthier - é o artista que fabrica instrumentos artesanalmente. De uma forma geral, são os melhores instrumentos. Com a possibilidade de serem feitos sob encomenda, com várias particularidades e adequaçoes desejadas pelo instrumentista, e por isso, são merecidamente, os instrumentos mais caros do mercado.

Nenhum comentário:

About