sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Samba da Ouvidor!!!

Uma das melhores rodas de samba do Rio, o "Samba da Ouvidor" anuncia suas próximas datas:

Outubro - 30
Novembro - 6 e 20
Dezembro - 4 e 18
Janeiro - 8, 15 e 29

Serviço
Local: esquina da rua do Mercado com rua do Ouvidor, altura do número 37.
Dia/Horário: sábado, 14h.
Grupo: Gabriel Cavalcante (cavaquinho, o Gabriel da Muda), Gabriel Menezes (outro cavaquinho), Julião Rabello e Iuri Bittar (violões), Raphael Zanconato (pandeiro), Fábio Cazes (surdo), Edoardo Velha e Leonardo Lelê (tamborins), Ricardo Brigante (reco-reco), Dudão (Cuíca), Marcelo Spollidoro (agogô), Thadeuzinho, Bidu e Visual (percussão).

Fonte: www.samba-choro.com.br

Abraços,
Fábio.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

6 ANOS ...

Eu não lembro o mês, muito menos a data, mas foi mais ou menos nessa época do ano, em 2004, que eu decidi aprender um novo instrumento. Já vinha a um bom tempo meio "de mal" com a música. Sei lá o porque... o músico estava guardado lá no fundo da gaveta. Mas... músico, vai ser sempre músico. Mesmo que em algum momento da vida resolva ser qualquer outra coisa profissionalmente... se realmente nasceu com a música, ela vai estar ali sempre. E nem me pergunte como eu cheguei na escolha do pandeiro como novo desafio... "eu só sei que foi assim". Entrei numa loja de instrumentos musicais, conversei um pouco com o vendedor, escolhi o pandeiro, e em menos de uma hora já estava em casa com aquele ilustre desconhecido nas mãos... QUASE DESISTI!!! Eu já tinha comprado o dvd-aula do Paulinho Silva (www.pandeiro.pro.br), e na primeira passada pelos exercícios e ritmos... pensei... NÃO VAI ROLAR! Não era só o peso do bicho, mas todos aqueles movimentos pareciam IMPOSSÍVEIS! Bom... aí... prevaleceu a teimosia! Voltei na loja, e o vendedor me informou que aquele pandeiro era muito usado em "rodas de capoeira", e que era mesmo "um pouco" mais pesado. Me indicou um outro pandeiro da Contemporânea (modelo MPB), também de couro, bem mais leve e BEM MAIS CARO que o primeiro. Não muito satisfeito com o preço, mas feliz com a troca, voltei para a casa. E o resto da história... é uma paixão que já dura seis anos. Postei as fotos de alguns caras fantásticos que eu tive o prazer de conhecer nesses anos, e a honra de aprender com eles umas "coisinhas". Enfim, com certeza, no som do meu pandeiro tem um pouco de cada um deles. Salve Paulinho Silva, Edson Quesada, André Silvestre, Pedro Lima, Celsinho Silva, Jorginho do Pandeiro e Marcos Suzano! Obrigado por tudo!


Um forte abraço,
Fábio.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quarteto "É do Pandeiro" no Severyna!

Tem show do Quarteto "É do Pandeiro" nesta quarta, dia 20, no restaurante Severyna, em Laranjeiras.

A formação é Pedro Lima, André Furtado, Marcelo Aragão e Filipe Paiva. Participação especial: Tereza Pinneschi (voz), Daniel Ansor (voz e violão), Saulo Battezini (guitarra e violão) e Ailton Santana (cavaquinho).

Serviço:
Data: 20 de outubro de 2010 (quarta-feira)
Horário: 20 horas.
Couvert artístico: R$ 10,00
Restaurante Severyna - 2º piso
Rua Ipiranga, 54
Tel: 2556-9398 (reservas)

Fonte: www.samba-choro.com.br

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Trio Preto!!!

Salve pandeiristas de plantão e simpatizantes!

Tenho visto muitos vídeos no Youtube sobre pandeiro. Mini-aulas, dicas, trechos de shows, e etc. Isso é bom demais, porque representa o acesso rápido e fácil a informações que contribuem para o aprendizado da galera que está começando, mesmo que seja de maneira informal. E também ajuda a divulgar a arte desse instrumento fantástico, que ainda é bastante subestimado, e associado somente ao samba. Minha única restrição com essa onda, é com o excesso de vídeos da turminha que já faz um som no pandeiro, e parece "fissurada" pela velocidade... pelo "malabarismo", pelo excesso de "firulas"... sem pensar no objetivo final que é a MÚSICA... Eu já ouvi do próprio Suzano que, quando ele está praticando, às vezes descobre alguma coisa diferente no pandeiro, fica trabalhando em cima daquilo, mas no final das contas, chega a conclusão de que o efeito é legal mas não tem nenhuma aplicação musical. Pensem nisso....

Segue um vídeo de três virtuoses* do pandeiro. Esse trio tem, além de muita habilidade e velocidade, MUITO swing, muito swing...

Um abrasom,
Fábio.



*virtuose => Um virtuoso (do Latim virtus, que significa: virtude, habilidade, excelência) é um indivíduo que possui uma habilidade fora do comum na execução de um instrumento musical.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marcos Suzano Djavaneando!!!

Nessa última sexta-feira, fui assistir ao novo show do Djavan, "Ária". Bem, para início de conversa, os desavisados que foram esperando aquele mesmo formato de show, com uma grande banda e conteúdo exclusivamente autoral... tiveram uma GRANDE surpresa. Mesmo pra mim que já tinha lido um pouco sobre esse novo trabalho, foi uma surpresa. Ótima, diga-se de passsagem... o cara não envelhece, continua exatamente do mesmo jeitão, mantendo a sua marca registrada musical, porém, com um "frescor" e uma vitalidade impressionantes. Djavan conseguiu nesse show, acompanhado somente de um trio, revisitar sucessos próprios, e ao mesmo tempo, presentear o público com releituras de grandes compositores. E são releituras MESMO. Viscerais, minimalistas, sensíveis, enfim... Djavan. Cenário simples, bonito, delicado, iluminação na medida. Tudo muito bem cuidado e no tom necessário. Nada mais, nada menos. Me veio a cabeça uma expressão que resume a história, "small is beautiful". Fico imaginando esse show daqui a alguns meses, com a maturidade da estrada.

Agora... por que eu estou falando de Djavan no meu blog "o pandeiro nosso de cada dia"??? Pra dizer a verdade, vou confessar que, como fã de carteirinha, e "fissurado" em simplesmente curtir um som que eu não assistia ao vivo a alguns anos, só fui prestar atenção no trio lá depois dos primeiros quinze minutos de show. Reconheci o Torquato Mariano (guitarras e violões), não conhecia o baixista, vi que tinha um percussionista, e ponto. Então... o "percussionista". Quando prestei mais atenção no som da "baixela", e reconheci aquela careca reluzente... falei para minha mulher: "Cris... é o Suzano!!!".

É isso. Tive a felicidade de ver num mesmo palco, o Srº Djavan Caetano, uma das grandes influências do início da minha história com a música, láááá no final dos anos setenta, acompanhado dessa figuraça chamada Marcos Suzano, o cara que despertou minha atenção para esse instrumento fantástico chamado PANDEIRO. Instrumento que em 2004, resgatou o músico que estava, digamos, em estado de "hibernação". Obrigado Djavan e obrigado Suzano!

Se o show voltar ao Rio, NÃO PERCAM. E quem puder, dá uma chegada em Brasília no próximo fim de semana.





Forte abraço,
Fábio.

About