sexta-feira, 30 de abril de 2010

"É do Pandeiro no Severina"

O bloco "É do Pandeiro", capitaneado pelo percussionista Pedro Lima, e pelos professores Felipe Paiva e Marcelo Aragão, reune seus pandeiristas, alunos, ex-alunos e amigos, neste sábado, 1º de Maio. Além de novidades sobre o presente e futuro do bloco, serão exibidos filmes com a trajetória dessa turma.

Local: Bar Severina - R. Ipiranga, 54 (2º andar), 13h.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Instrumental Sesc Brasil - São Paulo - Fevereiro 2010 - Andrea Ernest Dias (flauta), Marcos Suzano (percussão) e Paulo Braga (piano).



Valeu Suzano!

Luthieria de primeira em Botucatu - SP

O nome é "Giorgio Camatta". E para resumir em poucas palavras... o cara é extremamente profissional, artesão de mão cheia, e parece gostar muito do que faz. O resultado... são instrumentos de altíssima qualidade. Um dos meus pandeiros é dele, apesar de não ter sido montado por ele. Eu comprei separadamente com o Giorgio, um fuste (corpo do pandeiro), as platinelas (bronze), e até as ferragens. A minha intenção inicial era montar um pandeiro de nylon, mas no meio do caminho mudei de idéia, e acabei montando um dos melhores pandeiros de couro que já tive. A atenção e os cuidados do cara vão desde os contatos por email, até as embalagens dos produtos. Enfim... recomendadíssimo! Infelizmente ainda não conheço pessoalmente, mas na próxima ida a Sampa, quem sabe?!

De o pandeiro nosso de cada dia

www.silvasons.com.br

LUTHIERIA ou luteria (fabricação de pandeiros artesanais)

Salve pandeiristas de plantão! Segue uma lista de luthiers de vários estados brasileiros. Como já tenho essa lista a bastante tempo, talvez alguns telefones estejam desatualizados. Se por acaso alguém identificar um telefone errado, por favor, deixe uma mensagem aqui no blog! Se puder enviar o telefone correto, eu corrijo imediatamente, senão, removo o contato. E claro, contribuições são muito bem vindas para aumentar essa lista!!!

Um abrasom!


Bahia

Tamima Brasil
www.oficinadepandeiros.com.br


Ceará

Aluísio Januário
Tel.: 3081-9306


Minas Gerais - Belo Horizonte

José Augusto (Pandeiros JA Brasil)
Tel.: 8526-3438 (operadora OI) / 9423-6257 (operadora TIM)
E-mail: j.a.brasilpercussao@gmail.com
Site: jabrasilpercussao.blogspot.com

Adelson de Oliveira Lima
Tel.: 3461-3768 / 9745-2371
E-mail: adelsontambores@gmail.com



Paraíba - Campina Grande

Lanka
Tel.: 3331-2892


Paraná - Curitiba

Georg
Tel.: 9712-5337
Email: georg.joos@gmx.de
Site: georg-pandeiro.blogspot.com.br


Pernambuco - Recife

Chico Nunes
Tel.: 3465-8576


Rio de Janeiro

Agenor (Maracanã)
Tel.: 9991-2950 / 2565-5146 / 2569-5297

Art Celsior Instrumentos Musicais Ltda
Rua Bulhões Marcial, 75 - bairro Cordovil
Tel.: 3351-3242 / 3137-0712 / 3137-0712

Bira (Niterói)
Tel: 2564-8234 / 9983-4131

Marcelo Pizzotti (Niterói)
Tel: 3602-2273 / 7852-7836

Zezinho Pandeiros (Gramacho-Caxias)
Tel : 2671-5391 (Vantuilson Fernandes)


Rio Grande do Norte

Mufti (Natal)
Site: http://www.mufti-pandeiros.com/

Antônio de Pádua (Parnamirim)
Tel.: 3208-6106 / 9911-7820 / 8715-4412
Email: antoniodepadua76@yahoo.com.br


Santa Catarina - Florianópolis


Edgardo
Tel.: 3282-2474 / 9924-8866
E-mail: edgardopandeiros@uol.com.br

Fabiano Raposa
Tel.: 3238-3030
Site: www.atelierdepercussao.com.br


São Paulo

FBart - Fabricando Batucada (São José do Rio Preto)
www.fabricandobatucada.com.br
Tel.: 94767-2857 (Luisinho FB)
E-mail: fabricandobatucada@hotmail.com

Giorgio Camatta (Botucatu)
www.silvasons.com.br

Vagner Oliveira (Capital)
Tel.: 2143-8286 / 7407-1694
E-mail: vagneroli261@hotmail.com
Site: www.vagneroliveirapandeiro.xpg.com.br


IMPORTANTE

- a publicação dessa lista tem como intenção somente divulgar a existência desses artesãos, e facilitar o acesso a eles;
- o blog não tem responsabilidade alguma sobre os contatos feitos através dessa lista, sobre a qualidade dos instrumentos oferecidos, ou sobre relacionamentos comerciais decorrentes desses contatos;
- o blog não tem participações ou percentuais sobre vendas dos instrumentos e/ou acessórios;
- as fotos e comentários sobre pandeiros postados no blog, são de instrumentos que já foram, ou são, utilizados pelo idealizador (Fábio Ribeiro), do contrário, a ação do blog se restringe somente a publicação dos contatos do artesão.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Começando

Qual o melhor pandeiro para iniciar??? Qual o estilo? "Samba de raiz"? Choro? Partido Alto? Qual marca? Qual modelo?

Essas são perguntas que geralmente passam pela cabeça de algumas pessoas que estão começando a se aventurar pelo mundo dessa pequena usina percussiva chamada PANDEIRO.

Sem querer ditar verdades absolutas sobre o pandeiro, mas muito pelo contrário, tentando "balançar" alguns padrões que surgiram ao longo da sua história, vamos partir do seguinte princípio: "QUALQUER TIPO DE MÚSICA PODE SER TOCADA COM QUALQUER TIPO DE PANDEIRO!" E aí? Relaxou? Ficou mais a vontade? Já está olhando diferente para o seu pandeiro? Ou achou a colocação absurda? Bom... se pra você pareceu uma idéia razoável, pegue o seu pandeiro, pense em todas as possibilidades sonoras, e APROVEITE!!!

Mas depois dessa introdução, você, possivelmente, vai perguntar: "mas... o que rola de verdade, na prática, no cenário musical?" Simples. O que acontece é que determinados timbres, ficaram consagrados dentro de um estilo musical específico. Por exemplo: existe uma chance muito maior de você encontrar o pandeiro de pele sintética (nylon) num Partido Alto, ou, com os grupos de Pagode que proliferaram desde a década de 80, e o pandeiro de pele animal (couro de cabra, boi ou porco), nas rodas de Choro e Samba. Mas isso NÃO é uma obrigatoriedade, entende?

Contam por aí nas histórias do nosso Samba, que as primeiras gerações de sambistas do bloco Cacique de Ramos, aqui do Rio, foram os principais responsáveis pela difusão de instrumentos como o tantã, repique de anel, rebolo, e claro, o pandeiro de nylon. Segundo a história, esses instrumentos surgiram de duas necessidades: um volume maior de som, e a facilidade de transporte, já que as rodas de samba surgiam muitas vezes de improviso, em vários locais diferentes, e geralmente em espaços abertos. Essas condições descartavam, por exemplo, um surdão, pela dificuldade de transporte, e o pandeiro de couro, pelo pouco volume.

Mas a dica é RELAXAR... e OUVIR! Tente conhecer o maior número possível de pandeiristas, de diferentes estilos e de técnicas variadas. Com muita prática, e estrada, um dia você vai encontrar O SEU SOM.

Quanto ao primeiro pandeiro, eu sugiro o de pele animal (couro de cabra), por sua flexibilidade sonora. E por favor... ESQUEÇA essa conversa de que "bom é começar com um pandeiro pesado para ganhar PEGADA!". Você gosta do seu braço??? Porque, se por acaso, ele não estiver em boas condições musculares... o máximo que você vai ganhar é uma TENDINITE, ou simplesmente, você pode desistir no primeiro mês, por conta de um cansaço muscular desnecessário. Escolha um pandeiro de 10" (dez polegadas), que é o diâmetro do pandeiro, e bem LEVE. Agora... se você já tem uma idéia definida na cabeça, e pretende começar pelo pandeiro de nylon, realmente não tem como fugir do peso. O ideal é que comece com os exercícios bem lentos, aumente a quantidade e velocidade gradativamente, e RESPEITE quando seu braço doer. Sempre aquecendo antes, e alongando depois (um bom exercício para aquecer é segurar o pandeiro, com o braço ao longo do corpo, e ficar girando o pandeiro, primeiro solto, e depois golpeando a perna, com o cuidado de manter a mesma intensidade nos dois golpes, e o braço bem relaxado).

Aqui pelas bandas do Rio, um bom pandeiro para iniciantes é o "famoso" pandeiro do Zezinho, que pode ser encontrado na maioria das lojas de instrumentos musicais. O preço vai variar de R$80,00 a $120,00, dependendo do bairro (Centro ou Zona Sul).

Mais tarde, depois de um bom tempo de prática, se você quiser e seu bolso deixar, já pode pensar em investir num instrumento profissional. Aí... a conversa é outra. Estou atualizando uma lista de contatos de vários "luthiers" (artistas que fabricam instrumentos artesanalmente) aqui do Rio, e de outros lugares do Brasil. Em breve, ela estará disponível aqui no blog. Esses pandeiros são instrumentos bem mais caros, mas acredite... valem cada centavo.

Um grande abraço!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A origem do pandeiro


Bem... eu, como muitos outros instrumentistas, profissionais ou não, que tem o seu instrumento como objeto de adoração, vivi aquela fase de querer saber absolutamente TUDO sobre o dito cujo. Desmontei e montei vários pandeiros, conheci vários luthiers* aqui do Rio, quis saber os tipos de madeira, os metais usados nas platinelas, as melhores peles (ahhh... as peles de cabra... sabe que eu nunca mais olhei para uma cabra do mesmo jeito?! Parece que quando vejo uma cabrinha, escuto no lugar de um "bééééé", um "tu... tá tum, tum... tu, tá tum..."). Um amigo do bloco, o grande Maneco, me dizia que o Ibama um dia ia bater na minha porta, de tanto que eu trocava as peles dos pandeiros, para experimentar as sonoridades. Médias, grossas, finas... e por aí vai. E é claro, também quis saber a ORIGEM DO PANDEIRO.

Pois é... a ORIGEM. A muito tempo atrás, quando tive a idéia de criar um blog, pensei em pesquisar mais sobre a origem do pandeiro, e postar aqui algum texto bem bacana, cheio de informações históricas, citações, exemplos, e etc, etc, etc. Mas me deparei basicamente com as mesmas informações, e, achei melhor abandonar esse surto de pesquisador, e deixar esses detalhamentos históricos por conta da senhora Yvelise Ribeiro (uma historiadora muito talentosa... que por acaso é minha irmã).

Mas... de repente..., no meio desse trajeto, me peguei questionando a origem, da origem, da origem... é... isso mesmo. Imagine a ironia... se não fosse esse evento tão bizarro chamado escravatura... talvez hoje eu estivesse escrevendo sobre "o pandeiro na música árabe", ou portuguesa, ou espanhola, ou o mais provável... "não estaria escrevendo chongas sobre pandeiro!" Pensa... nós brasileiros, não teríamos SAMBA! MUITO estranho não?!

Mas, prefiro ficar com a tese de que, por mais absurdos e tristes que sejam certos acontecimentos, o universo sempre dá um jeito de trazer algumas compensações, umas visíveis, outras não. Então... salve minha tataravó! Salve o SAMBA! E salve o PANDEIRO NOSSO DE CADA DIA!

Estou postando junto com esse texto um vídeo do Youtube, que, de uma maneira bem humorada, dá uma "palhinha" da história do nosso pandeiro!



Forte abraço!

 
*Luthier - é o artista que fabrica instrumentos artesanalmente. De uma forma geral, são os melhores instrumentos. Com a possibilidade de serem feitos sob encomenda, com várias particularidades e adequaçoes desejadas pelo instrumentista, e por isso, são merecidamente, os instrumentos mais caros do mercado.

About